sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Download do Dia (15) - Sou um Ciborgue, Mas Tudo OK (Saibogujiman Kwenchana)

Diretor: Chan-wook Park
 
Uma garota que pensa que é uma combatente ciborgue é internada em um hospital, onde encontra outros psicóticos.
Eventualmente acaba se apaixonando por um homem que pensa que pode roubar a alma das pessoas.
 
Park continua apaixonado pela loucura, e fez um filme essencialmente sobre isso. O melhor elogio que pode ser feito ao filme é afirmar que não trata-se de um filme sobre loucos, mas um filme louco sobre doidos, e disso resulta um tratamento sempre imprevisível e surpreendentemente doce.

Park deixou a insanidade do ódio e da vingança e entra agora na insanidade com ambientação clássica de manicômio, exercitando os mùsculos da delicadeza num filme que fica bem longe do sombrio. De fato, temos um filme teen de amor enterrado numa sadia curiosidade autoral, e esse toque de autor já era perceptível no mix sempre incômodo de brutalidade e delicadeza dos seus filmes anteriores.

I'm a Cyborg But That's Ok veste a lógica de um maníaco depressivo, em especial a de uma adolescente que parece ter herdado geneticamente o problema da sua querida avó. A garota pensa que é um ciborgue com pente de balas na boca, entranhas mecânicas e uma portinhola nas costas. No manicômio, seus colegas têm, cada um, suas dificuldades de lidar com a realidade. Extremamente bem filmado, e suas imagens manipuladas digitalmente por efeitos especiais inusitados, este filme desenvolve-se com ritmo desigual de rapidez e lentidão, mas para um final delicado e surpreendente como imagem.
 
 
 

Nenhum comentário: