terça-feira, 26 de março de 2013

Download do dia (24) - Sete Eras do Rock

Seven Ages of Rock (2007)

Documentário de sete episódios que conta a história do Rock’n Roll com entrevistas dos integrantes das principais bandas de rock de todos os tempos. Explorando épocas e vertentes chaves da história da música: do estouro do electric blues britânico ao indie rock contemporâneo, passando pelo rock psicodélico do fim dos anos 60, a explosão do punk de 70 e a ascensão do grunge.

1º Episódio (My Generation) – No início dos anos 60, uma geração de adolescentes britânicos rebeldes, que cresceu ouvindo o som cru do blues americano, começou a inventar seu próprio som, carregado de adrenalina. Bandas como Rolling Stones e The Who forneceram a trilha sonora da inconstância daqueles tempos.

2º Episódio (Art Rock) – Dos experimentos multimídia da pop-art de Andy Warhol e do Velvet Underground, à elegância do Gênesis de Peter Gabriel, passando pela psicodelia do Pink Floyd e pelas performances carregadas de David Bowie, o episódio traça a história de como a expressão teatral e conceitual permeou o rock.

3º Episódio (Blank Generation) – A história de duas cidades (Londres e Nova Iorque) e as bandas que surgiram do abandono, da perdição e da ira do movimento punk.

4º Episódio (Never Say Die Heavy Metal) – O programa acompanha a trajetória do heavy metal, o mais controverso e incompreendido gênero musical de todos. Acompanhe os altos e baixos de bandas clássicas como Black Sabbath, Deep Purple, Judas Priest.

5º Episódio (We Are The Champions) – Na metade dos anos 70 o rock invade os grandes estádios com o Led Zeppelin. O Queen, o Kiss são os nomes que comandaram o assalto aos grandes palcos. O surgimento dos grandes festivais, o Dire Straits, o The Police, e a era dos estádios no rock and roll.

6º Episódio (Left Of The Dial) – O alvorecer do rock alternativo nos EUA. Nirvana, Alice in Chains, Mudhoney e Pearl Jam comandam a onda conhecida como grunge. Os punks do Black Flag em contra ponto ao Van Halen e outras bandas do mainstream, já cansadas. A volta do rock as origens garageiras.

7º Episódio (What The World is Waiting For) – O início do british indie e o Smiths como seu maior ícone. O ambiente do final dos anos 80 e a consolidação do Oasis como a principal banda pós punk. A cena de Manchester, o The Hacienda. Os bons grupos como New Order, The Stone Roses, The Charlatans, Oasis, todos construindo um novo ambiente que receberia o indie, uma geração que tentou reinventar o rock.

Um comentário:

edsonjnovaes disse...

http://edsonjnovaes.wordpress.com/2014/07/23/seven-ages-of-rock/