quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Operação Pandemia



Nas últimas semanas, um assunto que não sai de pauta, independentemente do veículo de comunicação, é a gripe A (H1N1). Todos sentem medo, mas ninguém sabe o seu real perigo.

É a partir desse sentimento que três professores da Universidade de Lanús, na Argentina, analisam a pandemia e sua abordagem pela mídia.

No artigo publicado no periódico Notícias do Dia, intitulado "Paranoia, conspiração ou realidade?A mídia e a pandemia da gripe",os professores Hugo Spinelli, Marcio Alazraqui e Anahí Sy, da pós-graduação em Epidemiologia, Gestão e Políticas de Saúde, analisam o fenômeno a partir da economia, da epidemiologia e de seu impacto na sociedade.

Segundo ele, desde o surgimento da gripe suína (que desbancou a gripe aviária e chegou a mudar de nome por pressões econômicas), passando pela sensação de catástrofe, pela desinformação, pelo autocuidado, pela automedicação e até pelo isolamento social, é possível que a gripe suína passe também por uma última fase de esquecimento e saída da agenda pública.

Como resultado, afirmam, todas as demais pestes, talvez realmente pandêmicas, continuarão no seu silêncio devastador servindo ainda como selecionadores sociais, completando assim a seleção biológica.

Pois esse é o mote de um recente documentário publicado na Internet intitulado Operação pandemia, do argentino Julián Alterini. Sua versão em espanhol já alcançou quase meio milhão de acessos em poucos dias, na tentativa de responder à sua pergunta de fundo: o que se esconde por trás da gripe suína? O vídeo, por isso, ajuda a corroborar o que parecia ser apenas uma hipótese no artigo dos epidemiologistas argentinos.

-> É né? vocês viram quantas noticias apareceram sobre o méxico nos ultimos dias? Quase nenhuma, o que aconteceu? Morreram todos? Deram dinheiro publico para as industrias farmaceuticas? Ou a gripe passou???

Inté mais

Um comentário:

Verde América disse...

Putz, adorei, tem uns erros na legenda, vou corrigir e colocar no Makingoff.

Muito bom documentário, e rápido o que ajuda e entender de forma simples e obejtiva....

Valeu Chileno...ou melhor, chinês - rssrs