segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sendo Secretario de Escola (1)

Sabem estou há praticamente dois meses trabalhando como Secretario de Escola, sim é um trabalho minucioso, sim não é tão dificil quanto se pensa, porém vejo que exige-se muita responsabilidade, a forma organizacional da escola centraliza muitas coisas na mão do secretario, pagamento, faltas, contagem de tempo de serviço, aposentadoria, quinquenios, sexta-parte, além da emissão de historicos e o preenchimento de diversos formularios que registram os acontecimentos com os funcionarios da escola. Sim é trabalho pra mais de metro.

Sabem até o momento o que mais sinto falta nesse periodo é a troca, a conversa, aquelea troca energética que sempre me reabasteceu e que hoje sinto falta.

Até que dei sorte, a pessoa que fazia o trabalho, e que faz com bastante competencia, continua lá e sempre me fornece a ajuda necessária. Os professores são bem variados desde os extremamente simpaticos, aos exigentes e sem paciencia (aff. por que escolheram a docencia!!!). De qualquer maneira não há muita proximidade na relação, os professores entram assinam o ponto e em geral conversam comigo quando precisam de algo, como por exemplo verificar como andas o processo de evolução funcional. Bom sempre que posso puxo dois dedinho de prosa até para entender um pouco a realidade de cada um, mas são poucas as vezes.

Estar dentro da escola já era algo que esperava, porém como professor, ao ser secretario esta vontade aumentou, sim ainda anseio "dar" aulas. Como disse, o meu maior problema está na identificação com a função, nunca fui um cara muito escritorio (sei lá o que tava pensando quando fiz o concurso).

Não gosto de fazer corpo mole, pelo contrario, estou aprendendo bastante e em geral acredito estar me saindo bem, erros e vacilos aqui, acertos e aprendizagens ali, um saldo até que bem positivo. Vou ficar neste papel um tempo, espero contribuir com a escola, afinal acedito na "unidade" escolar, pretendo aos poucos oferecer o que tenho de melhor, contribuir no desenvolvimento da relação escola e comunidade, criar momentos prazerosos entre alunos e escola, afinal parte da idenficação que falta aos alunos, se encontra na produção de vivencias prazerosa, ai se me sobrasse tempo.

Muitas pessoas se idenficam e evoluem rapidamente na função administrativa, até o momento não é o meu caso, mesmo fazendo com que a papelada "funcione" e todos terminem o mês satisfeitos, não vejo ainda a grande mudança que poderia produzir dentro da escola.

Hoje encontrei diversos meios de influenciar o cotidiano da escola, por exemplo, fiz um contato com um Centro de Refencia Social e toda semana um carrinheiro recolhe sacos cheios de papel e papelão, a escola cumpre parte de sua responsabilidade social, ajudamos uma familia e ajudamos a natureza, legal né. Outro ponto de apoio foram as relações virtuais, mas sobre estas digeitarei num próximo texto...

Inté mais vê

Nenhum comentário: