terça-feira, 26 de janeiro de 2010

É Ano Novo!!!! Denovo!!!!

por Lu Fernandes Comunicação

SÃO PAULO RECEBE QUINTA EDIÇÃO DA FESTA DO ANO NOVO CHINÊS EM FEVEREIRO DE 2010

A festa que já integra o calendário de eventos mais importantes da capital reuniu, na última edição, cerca de 200 mil pessoas nos dois dias de festa, consolidando-se como uma das maiores celebrações fora da China. A entrada do Ano do Tigre será comemorada nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Pelo quinto ano consecutivo, São Paulo comemorará a entrada do Ano Novo Chinês, data mais importante do calendário do país oriental. Em 2010, regido pelo Tigre, a festa ocupará o bairro da Liberdade nos dias 6 e 7 de fevereiro, com apresentações de diversas manifestações da Cultura chinesa. A festa é organizada pela JCI Brasil-China, entidade internacional que congrega jovens com idade entre 18 e 40 anos com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os dois países.
No palco montado na Praça da Liberdade, academias de artes marciais, grupos de danças, músicas e organizações sociais apresentarão rituais e outras manifestações artístico-culturais típicas do país que desponta como grande potência econômica mundial. Também no Bairro da Liberdade, barraquinhas de comidas e artesanato típicos oferecerão um pouco da gastronomia chinesa aos interessados. Para Jacqueline Huang, Presidente da JCI Brasil-China para 2009, o objetivo da festa é incentivar o intercâmbio cultural entre os dois países. “Nossa missão é apresentar esta cultura milenar desconhecida de muitos e que vai muito além do rolinho primavera e do tai-chi-chuan. E, na nossa opinião, isso tem dado certo. Na sua quinta edição, a festa já foi consolidada como grande evento cultural na capital e reconhecido internacionalmente como uma das maiores comemorações do Ano Novo Chinês fora da China”, explica.
Durante a festa de lançamento do Ano Novo Chinês, realizada em agosto de 2009, o Conselheiro Cultural da Embaixada da China no Brasil anunciou que a equipe organizadora do evento contará com o apoio da Embaixada para trazer uma atração internacional. Além das atividades na Liberdade, a organização do evento deverá realizar festivais de gastronomia e de Cinema, uma Exposição Temática sobre a Imigração Chinesa e ainda um Campeonato de Dragon Boat, uma embarcação chinesa típica que acontecerá em Santos.

No País de Origem

O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante do calendário do país oriental. No período dos festejos, o país para por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano. Geralmente, são realizados grandes banquetes em casa ou em restaurantes e, nestes jantares, é comum uma grande variedade de pratos, muitos a base de peixe, símbolo da fartura.
É uma época também que muitos voltam para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos que contêm dinheiro. O momento mais esperado da comemoração é a queima de fogos de artifício que, acreditam, atrai sorte e espanta as energias negativas.

O Ano do Tigre
Tradicionalmente, a festa está ligada ao Horóscopo Chinês, representado por doze animais, cada um trazendo suas características para o ano. O Tigre, homenageado neste ano, representa grandeza, fazendo com que tudo aconteça com maior intensidade nos seus anos regentes, nada acontece em escalas tímidas ou pequenas. O animal é ativo, aventureiro e desperta garra e desejo de realização nas pessoas que, com novas idéias, conseguem êxito profissional e pessoal.

Nos vemos lá.
Inté mais

Nenhum comentário: