segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Terminando mais uma aventura...(1)


Na próxima segunda feira encerra-se mais uma aventura, a aventura do nivel universitario. Neste momento a mente me leva a pensar o que foram estes ultimos três anos.
Começo a digitar sem pensar muito, sem usar o possiveis bloqueios que poderiam aparecer, lembro inicialmente das primeiras provas da Heloisa, nossa aquele verdadeiro ou falso foi desgastante e a prova da LuciMara que mereceu até um brinde no Bar do Jorge, nunca voltamos lá, mas ainda lembro da Camilla conseguindo uma saidera.
Lembro as aulas sobre crase do Brás, das aulas de informatica com a Flori e a Ana Carolina, como mexer no computator e lembrar de cada passo, o nome de cada tecla na hora da prova ai ai ai.
Penso na Marilene olhando para o eterno horizonte, nunca entendi realmente para onde ela olhava,penso na Maria Cristina e as praticas pedagógicas, e a Simone e Deborah, realmente uma dupla e tanto. E não poderia esquecer da Fátima ensinando como se fazer um resumo e uma resenha.
Foi um inicio bom, as matérias foram introdutórias e apesar das dificuldades, principalmente com os diferentes tipos de avaliação, este ano foi sem pecalços. Ainda me lembro das incansáveis apresentações na primeira semana de aula, toda hora tinhamos que falar um pouco de nós, ainda lembro da Rita brincando comigo.
O grupo do primeiro ano foi Gislanne, e suas peripécias de comerciante; Joyce e todo seu empenho, essa menina era louquinha; Patrícia, que apesar de todas as dificuldades continuou até onde deu; Camilla, que apesar de ter que conciliar o trabalho com a vida profissional, se esforçou e hoje pode vislumbrar a realização de seus objetivos; e por fim minha grande amiga Luciana, que apesar de estarmos um pouco afastados neste final de aventura, já expressei o quanto você é valiosa para este mundo, abraços.
Dos trabalhos lembro do TP de História sobre Ironia e Maiêutica e do primeiro PI "A Formação Continuada do professor comprometida com a Transformação Social", ótimo trabalho onde todos ficamos orgulhosos, foi até estimulada a participação na Jornada Ceciliana, porém a idéia não vingou...
Veio então o segundo ano e com ele a divisão das turmas de acordo com áreas de interesse, onde me aproximei de um novo grupo ao fortaleci novas amizades sem perder as antigas, agora o círculo que fazia parte era Ribelle, com seu jeitinho meigo e sua "barriga", hoje já uma meninona; a Roberta, que no ultimo ano despediu de nós, mas deixou saudade, me marcou por sua inteligência e visão de mundo; a Flávia, com seu jeitão despojado de encarar a facul, mas sem perder a responsabilidade e o compromisso; a Cibele, carinhosamente chamada de Belinha, mais uma pessoa especial nessa turma, com uma sensiblidade com o mundo sem igual, você é especial; e claro aquela que veio a tornar-se minha parcera de TCC a Andreia (isso mesmo sem acento agudo), pessoa de aparente timidez inicial, mas que se despertou enquanto mulher forte e batalhadora, o TCC que iremos logo apresentar não seria o mesmo sem ela.
Neste ano conhecemos o Tadeu, a Patricia, tivemos Gestão com MAria Cristina e com a Heloísa, construímos uma Proj. Politico Pedagógico, tivemos a Sandra com sua fantástica Didática, Lucimara, Simone, Deborah, Ana Fátima, continuaram conosco.
Os Projetos Integrados (PIs), desta vez foram o sensasional "Educação Politizadora" (3ºsemestre)muito lembrado por nós e pessoalmente o melhor TP do qual fiz parte, em muitos momentos foi ressaltada a possilidade inclusive de desenvolver o tema para o ser o TCC, porém esta idéia ficou somente em pensamentos soltos e "A Violência de Práticas Neoliberais em Processos Educacionais" (4º semestre).
Neste ano tivemos Curriculo e Programas, com os diferentes modos de perceber o curriculo escolar, lembro de uma prova em que escrevi varias coisas na louza, o Tadeu entrou, passou a prova, e muitas coisas estavam escritas no quadro branco, ele só pecebeu momentos depois de começar a avaliação, foi hilário. As provas continuaram com dificuldades, mas todas superáveis, a não ser em Inclusão que quase fiquei de exame. Lembro das provas diferenciadas do Tadeu como nos aplicarmos uma nota, relatando a razão e do Memorial que tenho até hoje salvo no computador, foi um ótimo exercício. A Ana Fátima passou estatistica, onde muitos tiveram dificuldades, mas bastavam lembrar de alguns conceitos específicos e aplicar regra de três na maioria das equações, foi gostoso, adoro matemática.

A história ainda não acabou...ou seja aguardem a parte dois

Inté mais vê Rogério

Um comentário:

Anônimo disse...

Rogério.... não me afastei, acredite... apenas uma série de acontecimentos rolaram na minha vida pessoal, para eu terminar essa faculdade foi uma vitória, pois até cogitei em desistir de tudo esse ano... mas estou aqui, me renovando, trazendo de volta a Luciana que andou meio perdida em alguns caminhos que desconhecia, e agora, estou me resgatando.
Tenho que dizer, aprendi muito com vc sim... principalmente no primeiro ano onde estivemos mais juntos. E quero manter sempre contato!
Foram três anos , que se eu pesar direitinho, foram maravilhosos. Não pelo conteúdo ( que conteúdo???,rs), pelas pelas pessoas lindas e maravilhosas que eu conheci, e vc faz parte desse grupo que criou raízes no meu coração.
Não, não estamos terminando... apenas começando....
UM BEIJO GRANDE!!!