segunda-feira, 16 de março de 2009

Juramento 3

Não leia sem ler Juramento 1

Juramento

Poderia gastar estes dois minutos dizendo prometo isto ou prometo aquilo, mas sabem prefiro pensar nos anos que se passaram. Será que estivemos comprometidos com os estudos? O que aprendemos afinal? Do que adiantaria jurar aqui frente a todos se nada aprendi, mas pensando bem algo devo ter aprendido e é isto que levarei comigo, o que deveria suficiente. Se não o é, comprometo-me em continuar estudando, utilizar dos recursos que disponho para ser um educador melhor do que sou hoje.

Que este momento sirva para nos analisarmos e que sejamos francos o suficiente para enxergarmos nossos pontos positivos e negativos. Ser pedagogo é ser especialista na arte da educação, é ter coragem de querer e ser a mudança, é agir com responsabilidade e coerência, entendo os mecanismos complexos que envolvem a educação e os diferentes métodos de ação.

Comprometo-me com uma educação que mude este mundo, que faça a diferença e acima de tudo preserve a vida em tudas as suas formas, talvez aí subtenda-se meu juramento e caso não o cumpra, que a vergonha me faça companhia.

Sei que não foi um juramento convencional, mas assim o somos, carregando um conhecimento passado para gerarmos um conhecimento futuro.

Por todos que aqui estão e pelos que não estão me responsabilizo pela mudança. Assim eu prometo.

Nenhum comentário: