sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Curso Gratuito de Animação/ Desenho Animado

Ministério da Cultura oferece curso gratuito de animação 2D à distancia

COMO FUNCIONA

O curso de formação de animadores a distância AnimaEdu utiliza exclusivamente o sistema de ensino baseado na interação virtual entre aluno e tutor, através da Internet.

A primeira turma do projeto funcionará de maneira experimental, com alunos selecionados a partir do pré-cadastro no site e de seu potencial talento para animação. Com essa primeira experiência, o projeto sofrerá ajustes e só então será aberto para o público em geral. Este primeiro grupo começará o curso em novembro de 2009 e irá concluí-lo até janeiro de 2010.

As próximas turmas deverão começar a partir de março de 2010. Os interessados devem preencher o pré-cadastro para futuro contato da nossa equipe de apoio.

Os alunos matriculados no curso têm acesso a um ambiente restrito no qual podem estudar o material didático, enviar exercícios para seus tutores, consultar o cronograma do curso e interagir com outros usuários do sistema, através de um fórum de discussões interno.

O curso é dividido em módulos que abordam aspectos da animação. A partir do estudo desse material, o aluno realiza os exercícios do módulo e os envia a seu tutor, que avaliará o nível de aprendizagem do aluno, retornando os exercícios através do próprio sistema, com comentários. Dependendo do nível de aprendizado do conteúdo pelo aluno, ele poderá ou não ser solicitado a refazer algum dos exercícios. Se tiver fixado o tema e realizado satisfatoriamente o exercício pedido, ele passa ao próximo módulo do curso e assim segue, até o final.

O contato aluno-tutor é possível durante todo o curso, através da página de Recados, do Fórum e das correções dos exercícios. Além disso, supervisionando o trabalho dos tutores há os coordenadores, que são responsáveis por acompanhar o bom andamento das atividades propostas. Caso tenha algum problema com seu tutor, entre em contato com seu coordenador. Ele terá prazer em resolver imediatamente qualquer dúvida.

No Fórum você também poderá trocar idéias com outros alunos que estejam cursando a formação no mesmo período que você. Como o sistema de ensino do AnimaEdu é individualizado, ou seja, cada aluno tem um tutor, não existe aqui o conceito de usual de "turma". No entanto, como a troca de experiências, dicas e informações é muito rica em nosso meio, estimulamos os alunos a estabelecer contato sempre que possível com seus colegas, seja através do Fórum ou diretramente pela seção Recados.

Num segundo momento do projeto, o site deverá ter uma seção de portfólio para que os ex-alunos possam expor seus trabalhos, tanto aqueles realizados durante o curso, como fora dele. Com o tempo, esperamos que o AnimaEdu se transforme em uma porta de entrada desses novos profissionais no mercado.

Para a realização dos exercícios dos módulos de animação, as ferramentas a serem utilizadas são o software livre Pencil 2D, que é disponibilizado gratuitamente no site: www.pencil-animation.org, um scanner para digitalização dos exercícios dos primeiros módulos e um tablet, que é uma interface digital para desenho, sem a necessidade do uso do papel. A instalação do programa e do tablet é bastante simples. Para os alunos selecionados, nas seções restritas, há manuais específicos para isso.

Maiores informações cliquem aqui

Inté mais e bom curso para todos

Nenhum comentário: