sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Eu li

Ernesto Guevara, também conhecido como CHE
Paco Ignácio Taibo II (Editora Expressão Popular)

Che é um dos revolucionários mais conhecidos e admirados do mundo. Há mais de 40 anos de sua morte – e 80 anos de seu nascimento – seu compromisso com a história permanece um símbolo de rebelião, esperança e justiça. Ernesto Guevara, também conhecido como Che é uma biografia minuciosa e detalhada, que revela na sua plenitude um
homem sempre pronto para a luta. Paco Ignácio Taibo II, a partir de um vasto material e recorrendo a textos do Che – fragmentos de cartas pessoais e públicas, diários, notas manuscritas, artigos, poemas, livros, discursos, conferências, declarações em atas, entrevistas, frases e testemunhos de companheiros –, faz do próprio Che o segundo narrador desta história.
Este livro, escrito com grande intensidade e dedicação, por sua fidelidade histórica, é uma crítica contundente aos que querem separar Che de suas idéias e limitar sua herança a rótulos. Esta obra é também uma resposta aos que usurpam sua trajetória, adulterando-a, para golpear seus camaradas de armas.
Após a leitura destas páginas, o mito reencontra o homem, seu pensamento e ação. Assim nos colocamos diante daquele que foi “o mais sóbrio praticante do socialismo” (Debray) e “o mais completo ser humano de nossa época” (Jean-Paul Sartre). Retirado do sítio da própria editora.

Eu li e vale muito a pena, o nível de detalhes está absurdo, além de pontuar muitas questões curiosas e impressionantes (que talvez nem sejam publicadas em outras leituras). traz novamente a tona a figura de Che Guevara Triturei este livro em pouquíssimo tempo e para que gosta de Che e de história da América Latina é leitura obrigatória. O historiador Paco Ignácio Taibo II conseguir reunir muitos (mas muitos documentos mesmo sobre Che, vejam o tamanho da bibliografia), resultando o trabalho final com numa participação "direta" de Che na própria narração da história o que trouxe ainda mais vivacidade à obra. As notas no fim do livro sobre cada capítulo contribuem ainda mais na riqueza de detalhes em que este apresenta. Taí uma opção.

Inté mais vê
Rogério Wong

Nenhum comentário: