segunda-feira, 16 de março de 2009

Juramento 2

Não leia antes de ler Juramento 1

Juramento


Jurar está relacionado com prometer, ou seja comprometer-se com algo a ser realizado com afinco.

Neste sentido penso que podemos utilizar este momento para refletirmos sobre com o que podemos nos comprometer. Assim proponho que todos pensem que enquanto educadores, qual mundo desejamos, quais são nossas capacidades e quais são nossas limitações, afinal o que podemos realizar. Pensem que assim que termine esta cerimônia, que sairemos daqui com o compromisso de sermos educadores, educadores ao atravessar a rua, ao entrar num banco, ao subir num ônibus, ao ver um morador de rua, ao apreciar o céu, ir a praia, ir ao cinema, ao conversar com outras pessoas.

Ser educador está muito além de transmitir conhecimentos, de renovar valores ou mesmo de ser professor, ser educador é estar comprometido com a mudança, com a sabedoria, com a garantia do direito de poder sonhar e viver a transformação que cada descoberta nos faz.

Prometer fora do contexto é somente uma palavra, o significado dela é está no caminho que percorreremos, poderíamos todos aqui e agora jurarmos, mas até quando isto duraria, até o primeiro copo da festa mais tarde ou quem sabe até o primeiro dia de trabalho. Sabe temos que ser coerentes, aqueles que estão ao nosso lado agora somente acreditarão em nós se assim o fomos.

Não faremos promessas ou juras, simplesmente nos olharemos e nos abraçaremos, fazendo deste momento um momento de felicidade e liberdade. E que este momento fique perpetuado em nossas práticas.

Assim eu me comprometo. Obrigado


2 comentários:

Anônimo disse...

Rogério, gostei muito desse juramento, se eu pudesse escolher... meu voto seria nele...
Mas, não posso negar que ri muito com um outro...kkkkkkkkkkkkk
beijo,
Lu

Ana Lúcia Cid disse...

Puxa esse foi da Hora!!!
Gostei viu!!!!
Beijinhos
Acho que esse é ótimo.