domingo, 1 de março de 2009

Março (1)

O mês de Março é o terceiro mês do ano no calendário gregoriano e um dos sete meses com 31 dias.

Março inicia (astrologicamente, não sideral) com o sol no signo de Peixes e termina no signo de Áries. Astronomicamente falando, o sol inicia na constelação de Aquarius e termina na constelação de Pisces.

Março no Hemisfério norte é o sazonal equivalente a setembro no Hemisfério sul. Por volta de 21 de março, o Sol cruza o equador celestial rumo ao norte; é o equinócio de março, começo da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.

O nome Março surgiu na Roma Antiga, quando no calendário de Rômilo onde o Março era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, variação de Marte, o deus romano da guerra. A mudança só ocorreu na reforma feita por Pompílio.

Minerva, deusa da sabedoria era a divindade tutelar deste mês, sendo-lhe dedicadas várias festas. Era neste mês, que no Capitólio, os louros secos eram renovados. Estes louros eram para homenagear os heróis.


Nesse mês, escudos sagrados eram carregados pelos sacerdotes em volta da cidade em sua homenagem.

Em Roma, onde o clima é mediterrânico, Março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.

O ano iniciava em 1 de março na Rússia até o final do século XV. O Reino da Grã-Bretanha e suas colônias continuaram a utilizar o dia 25 de março para iniciar o ano até 1752, no mesmo ano eles finalmente adotaram o calendário gregoriano. Muitas outras culturas e religiões ainda celebram até hoje o Ano-Novo em Março.

Em finlandês, o mês é chamado de maaliskuu, que tem origem em maallinen kuu significando o mês terrestre. Isto é porque em maaliskuu a terra começa a aparecer sob a neve derretida.

Historicamente os nomes para Março inclui o termo saxão Lenctmonat, dado ao equinócio. Os saxões também chamavam março de Rhed-monat ou Hreth-monath. (devido a seu deus Rhedam/Hreth) e os anglos chamavam-no de Hyld-monath.

Fontes: Blog Fadilha's e Wikipedia

2 comentários:

Rita disse...

E aí Rogerio, tudo bem?

Achei muito legal o aasunto relacionado a março.

Valeu!!!

Abraços
Rita

Anônimo disse...

Cara, março é tudo isso mesmo - rsrsrs. Pesquisa muito boa.

você chegou a ler se é por esta confusão de começo de ano ou não que dizem que jesus nasceu em março e não em dezembro ?????

Por isso que peixes é o último signo? Muitas curiosidade

Aliás, parabéns por sua redação, está ótima

abraços do seu amigo Enrico...