quinta-feira, 28 de maio de 2009

2º Forum Internacional Criança e Consumo

Os impactos da sociedade de consumo nos recursos naturais do planeta vêm sendo amplamente discutidos por conta das mudanças climáticas. Mas as conseqüências de um consumo desenfreado vão muito além – e as crianças são particularmente afetadas. Com o objetivo de refletir sobre o panorama atual da comunicação mercadológica direcionada a crianças e adolescentes, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, promoveu o 2º Fórum Internacional Criança e Consumo, entre 23 a 25 de setembro de 2008, em São Paulo.

“É fundamental estabelecer limites para que não se confunda consumo com consumismo, principalmente quando crianças estão envolvidas na questão. Elas não podem ser criadas acreditando que valem mais pelo o que têm e não pelo o que são”, diz Isabella Henriques, coordenadora geral do Projeto, que aposta no Fórum como uma oportunidade de ampliar o debate sobre as consequências do consumismo infantil para que essa questão não fique restrita à esfera familiar. Esse é, de fato, um problema social, econômico e ambiental.

Pessoal seguem dois links, o primeiro dá acesso à TODA programação do evento (com falas de Yves de La Taille, MArio Sérgio Cortella, entre outros), o segundo é do vídeo "Criança, a alma do negócio", um documentario sobre publicidade consumo e criança, que tem 50 minutos, mas vale muito a pena assistir:

http://www.forumcec.org.br/

http://www.forumcec.org.br/documentario-crianca-a-alma-do-negocio

Vejam todo o material, acredito que pode ser extremamente útil este debate sobre consumo com as crianças.

Inté mais vê, Rogério Wong

Nenhum comentário: