segunda-feira, 15 de junho de 2009

ENEM

Galera já estão abertas as inscrições para o ENEM 2009.

Para fazer a inscrição basta clicar aqui

texto retirado do sitio Brasil Escola

O Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de abrir as inscrições para o Enem 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio. O procedimento deve ser realizado unicamente pela internet em dois prazos distintos:

♦ até às 23h59 do dia 17 de julho: para concluintes do Ensino Médio (3° ano) de escolas públicas ou privadas.

♦ Das 8h do dia 15 de junho até às 23h59 do dia 19 de julho: para egressos do Ensino Médio ou não concluintes desta etapa escolar.

CANDIDATO, antes de iniciar o procedimento, tenha em mãos o número do documento de identidade e CPF.

O valor da inscrição é de R$ 35, sendo que estão isentos deste valor os concluintes do Ensino Médio de escolas públicas e os participantes do Encceja 2006, 2007 e 2008. O benefício também pode ser requerido por participantes inscritos no CadÚnico ou que comprovarem pertencer a família de baixa renda.

Para solicitar a isenção, o candidato deve acessar o site do Enem entre os dias 15 e 19 de junho para preencher o formulário com as informações necessárias que serão pedidas. O resultado da isenção será divulgado no dia 03 de julho e o candidato não beneficiado deverá providenciar o pagamento da taxa para poder participar.

Provas

Os exames serão aplicados em dois dias, segundo o cronograma abaixo:

03/10: das 13h às 17h30 – Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

04/10: das 13h às 18h30 – Prova II – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

De acordo com a proposta inicial do Enem 2009 feita pelo Ministério da Educação (MEC), a prova englobaria 200 questões. Mas este número caiu para 180, sendo 45 questões objetivas de múltipla escolha de cada uma das quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A redação deve ser feita obrigatoriamente obedecendo ao tipo dissertativo-argumentativo (o que é isso?).

Os participantes deverão chegar com antecedência aos locais de prova, pois os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55, impreterivelmente.

Resultado

O Boletim Individual de Desempenho será entregue a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, no endereço fornecido pelo participante. Também será possível verificar a pontuação obtida pelo site do Enem, a partir do número de inscrição no processo e senha fornecida.

As cidades onde serão aplicadas o Enem 2009 e ainda as competências e habilidades, assim como o conteúdo programático que será cobrado neste exame, estão disponíveis na Portaria do exame.

- Vamos lá pessoal, para quem corre atrás da bolsa, taí a oportunidade, só depende de cada um. Para os outros, vale a pena para testar os conhecimentos, principalmente com este novo formato.

Nenhum comentário: