terça-feira, 30 de junho de 2009

John Dewey (parte 4 de 4)

Resumindo:

As principais contribuições de Dewey para a pedagogia moderna são: desmistificar a idéia de que existe uma dissociação entre a escola e a vida, fato que na realidade do aluno não existe; mostrar que o bom ensino deve estimular a iniciativa, promovendo condições para a produção e exploração do interesse; identificar que o problema em matéria de educação escolar é fornecer ambiente no qual as atividades educativas possam se desenvolver , ou seja, que a escola deve propiciar um ambiente de oportunidades, sem o qual torna-se muito difícil entender e apreender o interesse latente do aluno.

O processo de ensino- aprendizagem para Dewey estaria baseado em:

-Uma compreensão de que o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores;

-Alunos e professor detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo. O professor possui uma visão sintética dos conteúdos, os alunos uma visão sincrética, o que torna a experiência um ponto central na formação do conhecimento, mais do que os conteúdos formais;

-Uma aprendizagem essencialmente coletiva, assim como é coletiva a produção do conhecimento.

Leiam as outras partes:

Parte 1 (cliquem aqui)
Parte 2 (cliquem aqui)
Parte 3 (cliquem aqui)Fontes:

www.futuroeducacao.org.br/biblio/john_dewey_democracia.pdf


http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Dewey


http://www.centrorefeducacional.com.br/dewey.html

Um comentário:

Lívia Ascava disse...

Oi, Rogério.
Tudo bem?

TRabalho à frente do Núcleo de Relacionamento e Disseminação em Mídia Social da Webcitizen, empresa que presta consultoria ao Governo de Minas Gerais, com o objetivo de aproximá-lo dos cidadãos por meio da web.

Entro em contato, pois gostaria de lhe enviar algumas informações sobre projetos e iniciativas no setor da educação. Caso tenha interesse, peço que entre em contato por email.

Abraços, muito obrigada e parabéns pelo trabalho com o blog, apresentando idéias que foram tão caras a muitos educadores e que desde Comênio permanecem urgentes.

Lívia Ascava
livia@webcitizen.com.br