sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sarau da V.I.D.A.

Olá pessoal, como muita gente sabe, sempre estou envolvido com alguma coisa e nesse meio tempo entre a passagem de um emprego para outro, resolvi bolar uma mostra de cinema e conversando com amigos olha o que aconteceu...

“Uma cena, uma imagem, um momento,
o filme começa, enfim o movimento”

O que começou com a idéia de uma Mostra de Cinema, transformou-se no Sarau da V.I.D.A.

A idéia inicial era realizar um ciclo de cinema gratuito, de preferência na Zona Noroeste. Logo surgiu a proposta de realizar-se no espaço do Engenho dos Erasmos e com um pouco de reflexão optamos por exibir filmes com a temática ambiental.
Nessa proposta levantamos uma série de filmes que tratam do assunto e optamos pela exibição de quatro obras (um por semana, completando um mês de evento), La Belle Verte, Baraka, Uma Verdade Incoveniente e Fim dos Tempos foram os escolhidos.

Bom paralelamente à esta escolha surge a idéia de complementarmos a exibição cinematográfica, afinal com espaço disponível e com a idéia de propor uma reflexão acerca dos filmes, poderíamos fazer algo mais, além de exibi-los.

A primeira idéia foi o “Contador de Histórias”, tratando da transmissão oral do conhecimento, a idéia é que o público seja, ao final da exibição, convidado a contar histórias e através destas transmitir suas percepções dos filmes, a história não necessariamente precisa ser real, mas o importante é a troca. Neste processo haverá um objeto que será o símbolo da fala, ou seja, será a luz do conhecimento para o grupo naquele momento, as pessoas são livres para falar respeitando a vez do outro.

Pensando um pouquinho mais vimos a possibilidade de criar uma recepção cultural com diferentes intervenções. Nesse caso temos desde teatro e expressão corporal até danças circulares.

O evento cresceu e embora os filmes sejam a raiz do processo, eles agora estão acompanhados de outras atividades, portanto não se trata mais de uma mostra de cinema, mas sim de um Sarau (para quem não sabe “Um sarau (do latim seránus, relativo ao entardecer) é um evento cultural, onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente.), o “Sarau da V.I.D.A.”.

O Sarau acontecerá nos sábados dias 13, 20 e 27 de junho e 04 de julho no Engenho dos Erasmos com início das atividades às 14:00h e término entre 17 e 18 horas.

Maiores informações no Blog da Ong V.I.D.A. - www.ongvidaong.blogspot.com

Nenhum comentário: