quinta-feira, 23 de julho de 2009

2° Sarau Caiçara – Pinacoteca Benedito Calixto

No próximo domingo, 26/07, a partir das 16 hs o "2º Sarau Caiçara" acontecerá na Pinacoteca Benedito Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 - Santos /SP - tel.: 13-32882260).

Com o objetivo de celebrar a arte contemporânea caiçara, promover o encontro de diferentes linguagens artísticas e provocar a reflexão sobre a influência caiçara na identidade brasileira, o evento reunirá músicos, escritores, jornalistas e pesquisadores da Baixada Santista e São Paulo, tais como: Flavio Viegas Amoreiras - escritor vanguardista do sentimento atlântico do mundo, importante colaborador de jornais e sites, poeta, jornalista e agitador cultural. Mirianês Zabot, cantora gaúcha radicada em São Paulo, cujo encanto da voz transporta os mais distantes ouvidos para um universo único e particular, atualmente está lançando seu CD "Mosaico Foto-Prosaico", produzido por Itamar Collaço (Zimbo Trio). Wylmar Santos, músico, intérprete, compositor e pesquisador, no seu trabalho mergulha no universo de compositores malditos e em suas composições com parceiros.

Tubarão, escritor, artista plástico e arte educador, expressa-se através de sua "Arte Dulixo" - um conceito que trabalha com diversas manifestações artísticas e culturais, compartilhando a arte para a construção um mundo melhor. Zéllus Machado, músico, compositor, ator, artista multimídia, tem seus trabalhos semeados na literatura, no teatro, na música e na cultura caiçara. Adilson Félix, fotógrafo de renome internacional, registrará o evento através de suas composições, contrastes e luzes. Percutindo Mundos, grupo experimental de música contemporânea caiçara, atua na criação de uma arte caiçara contemporânea através da música, vídeo, literatura, arte-educação e filosofia. Biga Appes, fotógrafa e agitadora cultural, participará com exposição de fotografias que retratam o universo caiçara urbano.Teremos também a participação de GatoNinja, rapper e escritor que atua na Baixada Santista e São Paulo, envolvido com a literatura periférica. Cyro Barreto, poeta da novíssima geração, jovem escritor cujo vigor e profundidade poética se mesclam na improvisação do free style.

Segundo Márcio Barreto (organizador do evento e presidente do Instituto Ocanoa), “O 2° Sarau Caiçara é fruto de um trabalho de valorização e mistura de nossa ancestralidade e contemporaneidade, envolvendo pesquisa e criação artística”. Com esse intuito o Instituto Ocanoa promoveu três encontros caiçaras no Litoral Paulista e outro em Paraty, Rio de Janeiro, unindo as mais diversificadas expressões artísticas.

Inté lá pessoal

Nenhum comentário: