segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pinte seu telhado de branco

retirado do blog do Ecoprático. (cliquem aqui para conhecer o Blog)

Você sabe qual é a cor do meio ambiente? Se a sua resposta foi verde, então você errou! Bom, mais ou menos. Apesar do verde ter se tornado a cor símbolo da causa ambiental, o branco pode fazer muito pela preservação da natureza. É o que diz uma pesquisa (em inglês) da Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos.

Segundo o estudo, grandes cidades absorvem mais calor da luz solar do que áreas rurais. Para fazer com que esses centros urbanos possam ser resfriados, os cientistas de Berkeley propuseram que os telhados do mundo todo fossem pintados de branco, uma cor que reflete muito mais luz do que cores escuras, que tendem a absorvê-la (junto com o calor). Hashem Akbari, coordenador da pesquisa, afirma que para cada 100 metros quadrados de telhado que são pintados da cor branca, seis tonelada de dióxido de carbono deixam de ser emitidas na atmosfera. E se todos os telhados do mundo fossem brancos, 44 bilhões de toneladas de CO2 deixariam de afetar o planeta Terra!!! (cliquem na imagem para assistir o vídeo da campanha)

Esses números expressivos motivaram a campanha One Degree Less, em que Green Building Council Brasil convoca pessoas do mundo todo a pintar telhados, pavimentos e outras superfícies de suas casa de branco para que se diminua os efeitos do aquecimento global. Uma ação totalmente ecoprática, que contribui para o futuro do nosso planeta.

Então viva o branquinho pessoal.
Inté mais

Um comentário:

Unknown disse...

E ae Rogério!! O e-mail do Thiago é pereirath10@hotmail.com